Ecce Homo - A cidade

1999

Ecce Homo - A cidade

No documentário canadense "Ecce Homo -- A cidade" é abordada a história do surgimento das cidades desde suas primeiras manifestações, há dez mil anos, até a diversidade de espaços urbanos do mundo atual. O filme, que possui linguagem acessível, é composto por muitas imagens panorâmicas de cidades com diferentes origens, funções e aspectos, além de documentos históricos que ilustram cidades antigas. Estão presentes trechos de entrevistas com especialistas variados, como historiadores, sociólogos e urbanistas que explicam como se deu a formação de diferentes cidades, os exemplos das cidades gregas e de Roma, a relação entre a área urbana e a área rural, a especificidade da cidade medieval, a dinâmica das cidades que surgiram em economias industrializadas e aquelas que surgiram em países pobres, o fenômeno do subúrbio, a dinâmica entre o centro e a periferia, a aceleração da urbanização, as megacidades, os problemas sanitários e a poluição nos centros urbanos.

1999

Elenco de Ecce Homo - A cidade