Ectoplasma

2013

Ectoplasma

Para assistir, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=eeSI9Twaus0

O documentário busca esclarecer o que é e como se manifesta o ectoplasma (gr. ektós "por fora" e plasma "molde" ou "substância" que sai de qualquer lugar do corpo), termo que foi introduzido na Parapsicologia pelo fisiologista Charles Richet para designar uma espécie de substância esbranquiçada que pode exteriorizar-se para fora do corpo de determinados médiuns, mais frequentemente pela boca, mas que pode sair por qualquer parte do corpo. É também supostamente sensível a determinados impulsos, se exterioriza visível a partir do corpo de determinados indivíduos com características especiais (sensitivo), permitindo a materialização de formas de corpos humanos distintos daquele de onde saiu ou de formas de membros tais como mãos, rostos e bustos (ectocoloplasmia - formação de apenas partes ou membros do objeto ou coisa materializada). Apesar de existirem muitos registros de atividade ectoplásmica, incluindo vasto material fotográfico, sua existência, até o momento, não foi comprovada cientificamente. O documentário foi produzido a partir de uma entrevista com Fred Ganem, conscienciólogo e pesquisador na área de ectoplasmia, sobre o assunto para o programa "Ciência & Consciência", de Ton Martins.

30 de Março de 2013

Elenco de Ectoplasma