Educação, Educação: Porque Pobreza?

2012

Education, Education: Why Poverty?

Em 1997 o Governo Chinês privatizou as universidades, transformando a educação em mercadoria. A partir deste mesmo ano, a China criou um exame de admissão nas instituições do governo. Neste país, a educação é vista como uma forma de sair da pobreza. Mas o sistema chinês marginaliza justamente aqueles que mais precisam de educação - os filhos de camponeses pobres. Muitos deles, ludibriados, ingressam em faculdades particulares de baixo padrão e recebem diplomas sem valor. Eles formam a "Tribo das formigas" - dois milhões de graduados e desempregados a cada ano. O destino dessa geração de jovens é agora reconhecido como um dos maiores problemas sociais da China. O filme de Weijun nos dá uma visão singular dessa problemática sob a ótica chinesa.

"Education, Education" faz parte do projeto "Por que a pobreza?" (why poverty?)
No mundo inteiro aproximadamente um bilhão de pessoas vive em situação de extrema pobreza, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, muitos daqueles que se encontram em boa situação de vida se sentem incomodadas em discutir o assunto. Para mudar esse quadro, foi criado o projeto “Por que pobreza?” (Why poverty?), que conta com oito documentários e 30 curtas-metragens a respeito do tema.

2012

Elenco de Educação, Educação: Porque Pobreza?

Nenhum.