3. > El diário de Agustin

Título El diário de Agustin (Original)
Ano produção 2008
2008 ( Brasil )

O papel do “El Mercurio” nos últimos trinta anos da história do Chile.

O documentário registra a investigação de um grupo de seis estudantes da Universidade do Chile, que realizam suas teses de titulação, indagando a conduta de “El Mercurio” nos casos de violação dos direitos humanos.

Agustín Edwards é um dos homens mais poderosos do Chile, dono da cadeia de jornais “El Mercurio”.

Relatos sobre violações dos direitos humanos praticados pelos governos democráticos, depois de Pinochet, renderam um número considerável de mortos e vítimas de prisão política e tortura no país.

Esses relatórios revelam a responsabilidade da imprensa e, especialmente, do “El Mercurio”, na implementação da política criminal da ditadura.

El diário de Agustin conta com o depoimento do correspondente do Washington Post no Chile e de parentes, advogados e juizes dos casos abordados.

Recebeu os Prêmios: Coral, no Festival de Cinema de Havana; Melhor documentário latinoamericano e Melhor Som no Festival Internacional Atlantidoc, Uruguai; Pedro Sienna, mensão especial do juri, Santiago; e prêmio Altazor Nacional de Arte, Melhor direção de documentário, Santiago.

Roteiro