Ensaio Sobre o Silêncio

2013

Ensaio Sobre o Silêncio

A produção do Canal Brasil em parceria com a Afinal Filmes permite ao público entrar em contato com o desempenho de Renato Braz de maneira conceitual.
Assinado por Zeca Ferreira, o projeto presta uma homenagem a João Gilberto em um conteúdo que não se prende a um formato tradicional. Ensaio sobre o Silêncio é uma mistura de musical e documentário num cenário onde os dois conceitos são inseparáveis.
O trivial e o sublime se condensam num título sem entrevistas ou imagens de arquivo, somente captação direta. No estúdio, Renato Braz (voz), Edson Alves (violão) e Nailor Proveta (saxofone e clarinete) se reúnem para evocar o universo do músico baiano e a permanência de uma revolução feita de silêncio e som.
Canções representativas da trajetória de João Gilberto compõem o repertório do trio com novos arranjos e concepções. Além de temas instrumentais, também estão Preconceito, Eu Vim da Bahia, Avarandado, Caminhos Cruzados, Farolito, Doralice, Louco e Eu Sambo Mesmo.
O longa exibe a gravação do disco Silêncio, mostrando os bastidores do registro das faixas, além das conversas dos músicos, que se estendem acerca de timbres, acordes e, sobretudo, a ausência de som, com toda a sua complexidade e poesia. O resultado é um encontro orgânico, com filmagem minimalista e intimista.

2013

Elenco de Ensaio Sobre o Silêncio