Era uma Vez: Meu Tio

2007

Il était une fois… Mon oncle

Esta série documental de 30 capítulos pretende revelar todos os segredos e o ambiente envolvente de um filme de culto, seu diretor e a época que ele representa. Cada episódio desta série apresenta clipes dos filmes e entrevistas exclusivas com seus diretores, atores e historiadores de cinema, para fornecer uma visão holística de cada produção.

Jacques Tati filmou Meu Tio em 1958. Monsieur Hulot, a ‘relíquia de uma França passada’, viaja entre o velho e o novo mundo onde sua irmã e o marido dela, gerente de uma fábrica moderna, vivem. Ele ensina ao seu jovem sobrinho o sabor da liberdade. O filme recebeu galardões tanto em Cannes quanto Hollywood. O filme foi apresentado em Cannes ao mesmo tempo em que Pieds Noirs e o exército francês se mobilizaram para que a Argélia permanecesse francesa. Ele foi considerado um filme feito na verdadeira fronteira entre a Quarta e a Quinta República Francesa, na fronteira entre uma sociedade rural pós-guerra e a nova sociedade industrial em expansão, entre as velhas vizinhanças destinadas à demolição e as modernas cidades planejadas. Este o filme mais autobiográfico de Jacques Tati, e evoca sua infância e vida familiar.

2007