Ernesto Nazareth

2004

Ernesto Nazareth

Nos 70 anos da morte do compositor Ernesto Nazareth, a SESC TV, em parceria com a produtora paulistana We Do Comunicação, apresenta o documentário "Ernesto Nazareth". A direção é da dupla Dimas de Oliveira Junior e Felipe Harazim, com roteiro adaptado das pesquisas do biógrafo Luiz Antonio de Almeida.

O programa refaz a trajetória do compositor, como por exemplo, seu primeiro sucesso, em 1877, aos 14 anos de idade, com a composição "Você bem que sabe". O documentário traz ainda declarações das pianistas Eudóxia de Barros e Maria Tereza Madeira, do compositor Oswaldo Lacerda e do biógrafo e compositor Luiz Antonio de Almeida, entre outros nomes. O programa narra fatos que marcaram os últimos dias de vida do músico, no final dos anos 20, como quando ele perde sua esposa e sente as conseqüências de um tombo sofrido, que lhe causou a perda contínua da audição. Esses dois fatos, somados à revelação do biógrafo Luiz Antonio de Almeida de que o compositor sofria de sífilis, explica como Ernesto Nazareth enlouqueceu e acabou internado na Colônia para Doentes Mentais Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, em 1933, onde teve uma morte misteriosa no ano seguinte.

19 de Março de 2004

Elenco de Ernesto Nazareth