Esquenta! (1ª Temporada)

2011

Esquenta! (1ª Temporada)

Média geral 2.8
baseado em 10 votos
Sua avaliação:
salvando
60 minutos

No dia 2 de janeiro de 2011, logo após o especial O Relógio da Aventura, a apresentadora Regina Casé estreou num clima de festa, com muito samba e em ritmo de verão, o Esquenta!. Com direção de núcleo de Guel Arraes, a direção do programa era formada por Estevão Ciavatta, Leonardo Netto, Mônica Almeida e Mário Meirelles. Já o roteiro era finalizado por Alberto Renault e Hermano Vianna.

No programa, Regina tem o privilégio de contar com dois renomados artistas nacionais para conduzir a roda de samba e pagode: são eles Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy. Juntos, eles não só animam a festa como também acompanham os convidados e improvisam com as atrações musicais. O cenário e a plateia, feitos por Gringo Cardia, podiam ser vistos de diferentes ângulos. O cenário era composto por figuras geométricas em cores vivas e dividia o estúdio com uma arquibancada em forma de arena para 400 pessoas. Rampas e palcos em diversos níveis facilitavam a interação entre Regina Casé e seus convidados. Um desses palcos era destinado a roda de samba liderada por Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy, em outro ficava a cozinha e em um plano inferior, um palco para shows onde as atrações musicais se apresentavam. Um corpo de baile diferente era destaque. Crianças dançavam e o Bonde da Madrugada, grupo de dança do Cantagalo (RJ), animava a atração fazendo passinhos de funk.

Regina transita por todos eles numa atmosfera de festa, interagindo com seus convidados e também com os familiares, revelando suas histórias enquanto comanda a atração. O carnavalesco Paulo Barros também dá sua contribuição ao projeto, preparando diferentes performances que enchem o palco com a cor, a animação e a beleza do samba alegórico.

O samba é a trilha sonora oficial da atração. A cada domingo, uma escola de samba do Rio de Janeiro é convidada e leva sua bateria, sua velha guarda, sua rainha de bateria e suas passistas para o programa. Além disso, já passaram pela roda de samba do Esquenta! Alcione, Jorge Aragão, Belo, Dona Ivone Lara, Dudu Nobre, Diogo Nogueira, entre outros. Mas o programa era eclético e também foi palco para apresentações de Caetano Veloso e Maria Gadú, Fernanda Abreu, Maria Bethânia, Marcelo D2, Gilberto Gil, Pixote, Mart'nália, Martinho da Vila, Grupo Molejo, Grupo Sorriso Maroto, Preta Gil, entre outros.

Em meio a essa mistura, Regina Casé ainda entrevistou os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, que brincou sobre sua aposentadoria, e Fernando Henrique Cardoso, com quem trocou ideias sobre a descriminalização das drogas, além da ex-ministra e candidata à presidência Marina Silva, que contou a história de sua vida e falou sobre o meio ambiente.

No momento gourmet, um parente ou amigo de um dos artistas convidados compartilha uma tradicional receita de almoço de domingo. O chef Anderson Lao ajudava na preparação. No programa do dia 23 de janeiro de 2011, o chef Lucas, que tem um restaurante na Feira de São Cristóvão, Rio de Janeiro, fez um Baião de Dois que foi servido aos músicos. Alguns outros “chefs” que passaram pela cozinha do Esquenta! foram a mãe de Leandro Sapucahy, Dona Jacy, que cozinhou um estrogonofe a pedido do filho, Márcia Black fez um cozido e Virgínia Casé, irmã da apresentadora, preparou um picadinho de filé mignon e ainda deu a receita.

Um quadro de humor também é fixo no roteiro, garantindo que a apresentadora receba sempre comediantes em performances quase improvisadas, ao vivo, no palco. Fábio Porchat, Maria Clara Gueiros, Nelson Freitas, Leandro Hassum, Marcius Melhem, Katiuscia Canoro, Fernando Caruso, Heloísa Périssé, Ingrid Guimarães, Samantha Schmutz entre outros apresentaram esquetes no Esquenta!.

Cada programa ainda tinha a participação de um jogador de futebol renomado, relembrando e comentando um memorável gol. Todo programa era finalizado com a participação de uma escola de samba, dando ao programa a alegria típica do partido-alto.

No dia 27 de março de 2011 foi ao ar o último programa da 1ª temporada do Esquenta!.

Estreia Brasil:
2 de Janeiro de 2011
Outras datas

Elenco de Esquenta! (1ª Temporada)

Denunciar algo errado
Trailers

Comentar: