Estrella del Sur

Estrella del sur

Gregório Gamboa (Jean Pierre Noher) volta ao seu país depois de um longo exílio, de início forçado e depois por vontade própria, causado pelas circunstâncias políticas atravessadas pelo Uruguai. Com ele chega a família formada na Espanha: a esposa Mercedes (Margarita Musto), uma argentina também exilada que ele conheceu na universidade, e seus dois filhos adolescentes, Mateo (Roger Casamajor) e Cayetana (Julia Castagno). Para trás ficaram os sonhos de Gamboa, tão ents como um segredo que o atormenta e sequer compartilha com Mercedes. Antes de fugir, na época em que foi guerrilheiro, ele ocultou uma grande quantidade de armas e munições num terreno herdado do seu avô. Neste lugar, centro de suas lembranças, Gamboa agora planeja com a sua mulher a edificação da casa da família. Mas é possível construir uma casa em cima de um arsenal? Tudo mudará quando ele confessar ao seu filho Mateo o segredo das armas sepultadas.

2002