Dirigido por
Data de lançamento
7 Fev. 2015Rainer Werner Fassbinder foi possivelmente o cineasta alemão mais importante do pós-guerra. Seu falecimento ainda jovem em 1982, aos 37 anos, deixou um vácuo na cinematografia europeia, assim como uma obra única, complexa e de espantosa contingência e rigor. De 1969 em diante, o diretor e pesquisador Christian Braad Thomsen manteve uma amizade ao mesmo tempo próxima e respeitosamente distante de Fassbinder. Este filme se baseia em suas memórias pessoais, assim como em uma série de conversas e entrevistas com Fassbinder e sua mãe, Lilo, nos anos 1970.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
No final do filme, mostra a lapide de Fassbinder, quando me surpreendo que a data do seu nascimento é dia 31/05. O mesmo dia em que assisti à esse documentário.
Isso não significa nada, mas eu quis dizer mesmo assim.
Que ótimo documentário! Temos que exaltar esse gênio que no filme é descrito como uma pessoa terrível mas também fantástica. Disponível no Youtube.
Documentário de 2015, sobre o diretor alemão, com depoimentos de algumas pessoas que trabalharam e conviveram com ele, entre elas Hanna Schygulla, sua maior musa. Gostei bastante por saber que Fassbinder não era uma pessoa fácil de lidar e o documentário não o santifica e toca exatamente nessa ferida, sem ferir a genialidade e o legado do gênio.
"Meu objetivo é fazer filmes que sejam perfeitos, que sejam indistinguíveis dos filmes franceses, italianos ou americanos, mas que permaneçam como reflexos pessoais de seu criador e que não possam ser confundidos com o trabalho de outra pessoa."
onde conseguiram assistir?