Feira da Banana

1972

Feira da Banana

Na margem esquerda do rio Jaguaripe, que atravessa a cidade baiana de Nazaré, tem lugar cada quarta-feira a tradicional Feira da Banana. Nesse dia da semana, Nazaré se transforma num entreposto de banana de todo o Recôncavo. O escoamento da mercadoria para a capital do Estado efeito em saveiros, que em número de algumas dezenas partem carregados do porto fluvial de Nazaré, com destino a Salvador. O documentário aborda o aspecto geo-econômico da cultura da banana da região, sua comercialização e o transporte para o mercado consumidor. Um maior destaque é dado ao processo de mutação nos meios de transporte, com a chegada do ferry-boat e o surgimento de novas rodovias, ameaçando o saveiro na sua função econômica e a própria existência da feira da banana.

1972

Elenco de Feira da Banana