Filé de Borboleta e Outros Causos

2012

Filé de Borboleta e Outros Causos

Baseado em textos de Luiz Coronel, Filé de Borboleta e Outros Causos conta a história de um boa vida, um conquistador, conhecido das altas rodas da sociedade até o baixo meretrício. Venâncio Gutierrez, vulgo Filé de Borboleta, convive numa pequena cidade do Rio Grande do Sul com os personagens do universo interiorano e do imaginário dos gaúchos: o padre, a beata, o cabo, o coronel, os espertos, as esposas fiéis (e infiéis).

Numa cidade fictícia, Luiz Coronel reúne Filé de Borboleta, o galanteador; e o Capitão Caraguatá, homem de prestígio, que da varanda de sua casa, observa tudo e todos. O Capitão é um grande contador de causos, e empresta o seu olhar, e a sua hospitalidade, para narrar o que viu e o que soube - de fonte segura - sobre a vida de seus concidadãos, a começar pelo seu preferido: Venâncio Gutierrez, o Filé de Borboleta.

Programas
"A Vernissage"