Florence

1975

Florence

CINEMAD: Houve algum ponto de ignição que o tornou interessado em filmes de arte?
PETER HUTTON: Durante os primeiros 10 anos da minha vida criativa eu não fazia filmes; eu era um pintor quando adolescente, e depois, um escultor. Eu estava em Los Angeles para um verão, em meados dos anos 60. Fui ver um dos filmes experimentais de Kenneth Anger, em La Cienega. Então, mudei-me para São Francisco, para ir ao Instituto de Arte. Eu comecei a ver Harry Smith e Bruce Conner, na Sociedade Cinematográfica de Ashbury, da qual Freuda Bartlett saiu. Achei tudo aquilo enorme! Todo mundo achava! De algum modo, era um tipo de rival à cultura do filme comercial, porque os parâmetros eram abertos a partir de um cinema tradicional. É interessante ver nos últimos 40 anos o colapso desta pequena cultura, bastante delicada. É como se isto fosse mantido vivo por jovens que estão apenas descobrindo este trabalho, que ficam realmente animados com ele, e felizmente começam a escrever sobre ele. Mas também é mantido vivo por aqueles que ensinam, pelas escolas de arte que, em sua maior parte, empregam uma grande quantidade de pessoas que estão se propagando, mostrando o seu próprio trabalho e de outras pessoas. É relativamente modesto, mas ainda é uma alternativa maravilhosa para a cultura cinematográfica comercial. [fonte:MkO]

1975

Elenco de Florence