3. > Fora de Campo

Título Fora de Campo (Original)
Ano produção 2009
2009 ( Mundial )

No Brasil, existem cerca de 500 clubes de futebol profissional. 40 times disputam as séries A e B do campeonato brasileiro. Apenas 8% fazem parte da chamada "elite" do esporte. A esmagadora maioria dos jogadores convive, assim, com condições precárias de trabalho, sem contratos ou carteira assinada, recebendo salários atrasados, sem férias ou benefícios. Nesse mundo de clubes pequenos, longe dos patrocínios milionários e de uma infraestrutura técnica e médica, atletas como Maninho, 32 anos, que foi campeão pelo Guarani (SP), continuam a esperar uma segurança sempre distante. Um ex-jogadores como Wlade, ex-integrante do Vila Nova goiano, hoje trabalha como segurança. Raros, como Marquinhos Carioca, sobrevivem como técnicos, depois de pendurar as chuteiras.