Fragment of a Crucifixion (After Francis Bacon)

1999

Fragment of a Crucifixion (After Francis Bacon)

"Três estudos para figuras na base de uma crucificação" (2001), como a pintura de Francis Bacon a que o título se refere, é um tríptico de vídeo que usa a arte do passado como um trampolim para meditações minuto a minuto sobre obsessões sociais atuais.

O tríptico é feito de três projetores de vídeo em miniatura afixados na parede em armaduras curtas. As imagens projetadas lado-a-lado são minúsculas (apenas 4 por 6 polegadas), exigindo que você fique perto e observe-as.

O que você vê é um loop curto e repetitivo que mostra um espetáculo moderno e familiar - um jogo de basquete profissional em um enorme estádio, testemunhado pela proximidade da rede de TV. A imagem na parede é escrita pequena e com intensidade concentrada, como uma iluminação eletrônica manuscrita.

As arquibancadas cheias de gente são um borrão silencioso e flashes de flash surgem como uma chuva de meteoros no verão, mas não há um jogador de basquete à vista. Pfeiffer apagou digitalmente os homens, que deixam imagens fantasmas no ondulante éter eletrônico. Tudo o que é claramente visto é a bola de basquete no espaço, para frente e para trás. É como essência de emoção, pura sensação estranhamente abstraída.

1999

Elenco de Fragment of a Crucifixion (After Francis Bacon)