Frutos do Brasil - Histórias de Mobilização Juvenil

2013

Frutos do Brasil - Histórias de Mobilização Juvenil

O Projeto Frutos do Brasil -- Juventude em Debate teve o objetivo de incentivar a participação juvenil e o debate sobre a condição de vida dos jovens. São muitos os desafios que os mais de 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos enfrentam no dia a dia: altos índices de desemprego juvenil, necessidade de melhoria da educação, acesso a sistema de saúde de qualidade, entre outros.

A mudança dessa realidade passa por uma série de fatores. E o que temos certeza é que esta mudança não será efetiva sem a participação dos próprios jovens. É por isso que na primeira etapa do Projeto Frutos do Brasil -- Juventude em Debate, a Aracati -- Agência de Mobilização Social, em parceria com a Fundação Kellogg, realizou uma consulta pública para identificar grupos de jovens que desenvolviam projetos em suas comunidades. Foram mais de 150 grupos inscritos, com atuação nos mais diferentes temas: meio ambiente, educação, desenvolvimento comunitário e em todos os casos com a presença de resultados relevantes da participação juvenil.

Como forma de dar visibilidade a essas histórias, a jornalista Neide Duarte escreveu o livro e produziu o documentário Frutos do Brasil, dando vida, cor e caras a esse movimento de participação de jovens no país. O livro e o documentário contam a história de 8 experiências de mobilização juvenil.

1 de Novembro de 2013

Elenco de Frutos do Brasil - Histórias de Mobilização Juvenil