Funk Rio

1994

Funk Rio

O universo do funk carioca, suas ligações com a marginalidade, a música e a dança de uma tribo que criou no isolamento um código estético e cultural. Tudo isso está registrado neste documentário.

O ritmo funk chegou ao Brasil nos anos 1970 e, com o rap, o break e todas as derivações do hip-hop norte americano, foi incorporado pela população das favelas e dos bairros pobres do Rio de Janeiro. Hoje, em 2007, 13 anos depois das filmagens de Sérgio Gondenberg, esse consumo se expandiu por todo o país e chegou aos jovens das classes mais privilegiadas.

De quarta a domingo, cerca de 300 bailes - reunindo no total mais de 500.000 pessoas - são realizados em todo o estado do Rio. A festa, essencialmente carioca apesar do ritmo importado, não existe em nenhum outro lugar do mundo. Na pista de dança há pouca gente sozinha e passos de break se combinam a trenzinhos e coreografias improvisadas. Imitações de bonés americanos e bermudas fazem o figurino dos homens; enquanto as mulheres se exibem em shortinhos e mini-blusas, embaladas pela voz dos cantores de rap que encaram a façanha de imitar rappers americanos sem saber falar inglês.

1994

Elenco de Funk Rio