3. > Garras de Ouro

Título Garras de Oro (Original)
Ano produção 1927
1927 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

O editorialista de The World, jornal da “Cidade dos arranha-céus, capital da Yanquilândia”, precisa encontrar provas para defender-se de uma acusação de calúnia por ter escrito que Theodore Roosevelt, artífice do Panamá, não devia ser reeleito presidente dos Estados Unidos. Roosevelt descumprira o tratado em virtude do qual os Estados Unidos se comprometiam a desenvolver uma via interoceânica através do istmo do Panamá, mantendo a integridade territorial do que então era a Colômbia. Para se defender, o jornalista envia vários detetives à Colômbia para encontrar provas da existência desse tratado. Um desses perdigueiros é Patterson, apaixonado por Berta, filha de um modesto empregado do consulado da Colômbia na “cidade dos arranha-céus”. Primeiro filme anti-imperialista na América Latina.