Gaz

2020

Gaz

Gaz é um curta-metragem tocantinense que retrata o cotidiano de José Francisco morador de rua e coletor de material reciclável em Palmas, capital do Estado. Gaz, Maranhense de 58 anos, é o narrador de sua própria estória, sem meias palavras joga luz na escuridão da noite solta. Percorrendo o eixo monumental da cidade, da Praça dos Girassóis à Praia da Graciosa em sua bicicleta cargueira leva latinhas e uma trajetória nas ruas da cidade que remontam a abril de 1990, quando chegou neste chão ainda de piçarra. Para o senso comum é imaginável que da prática de revirar lixo se possa extrair ensinamentos, como a ética da rua que se equilibra entre diálogo e violência, a experiência da solidão ou da ação que combate a predação do meio ambiente.

2020

Elenco de Gaz