3. > Gênios do Design

Título BBC The Genius of Design (Original)
Ano produção 2010
7 de Maio de 2010 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Essa série em cinco partes produzida pela BBC examina a história do design e as invenções que transformaram a vida moderna. Você conhecerá a história do design desde a Revolução Industrial, passando pelo modernismo dos anos 20, os mutáveis anos 60, as tendências dos anos 80 e as criações dos dias atuais. A série apresenta entrevistas com os próprios designers responsáveis pelos produtos mais icônios e funcionais de todos os tempos, e detalhará o processo criativo de algumas criações que alteraram nossas vidas cotidianas que formas inimagináveis.

___________________________________________________________________________

Ep. 01 - Fantasmas na Máquina

Conheça a fascinante história do design industrial e explore o trabalho de designs anônimos responsáveis
pela criação de produtos aparentemente simples, mas que guardam um valor intrínseco para a vida de todos.

Ep. 02 - Designs para Viver

Nos anos 20 e 30 o mundo estava no limiar de guerras e crises financeiras, o que levou à criação de designs
e ideias que mudaram dramaticamente o formato das coisas por vir. Esse foi o período onde a noção de futurismo
começou a permear os objetos e onde bons produtos eram cada vez mais fabricados em largas escalas para todos.

Ep. 03 - Esquemas para Guerra

Explore a Segunda Guerra Mundial através do prisma das máquinas de guerra projetadas e construídas na Alemanha,
Grã-Bretanha, Rússia e EUA, cada uma sendo a prioridade ideológica das nações e regimes que as produziam.
Improvisação desesperada e ideias radicais marcaram essa época agitada que alterou o curso da industrialização.

Ep. 04 - Vivendo Melhor Através da Química

A história do design entra nos anos 50 e 60, quando um novo material revolucionário chamado plástico cominado
com o milagre da minituarização eletrônica permitiu aos designers criarem produtos belos e em escala mundial.
Potes, cadeiras, aparelhos de som e uma infinidade de produtos em plástico faziam parte de tudo e de todos.

Ep. 05 - Objetos de Desejo

A explosão de criatividade selvagem que definiu as ''décadas do designer'' dos anos 80 e início dos 90 gerou toda
uma nova forma de criação, e os designers da ''cultura do varejo'' saíram dos bastidores e assumiram o grande
papel de remodelar a vida moderna. Tecnologias digitais e um insaciável apetite por novidades fizeram os designers
pensarem em novas ideias sobre o consumo sustentável para o futuro.