Genshiken

2004

げんしけん

Genshiken (げんしけん?) é uma série de mangá criado por Kio Shimoku e trata sobre um clube universitário para otakus e sobre o estilo de vida de seus membros. O título é a abreviação no nome oficial do clube, Gendai Shikaku Bunka Kenkyuukai" (現代視覚文化研究会) ou "Sociedade para Estudo da Cultura Moderna Visualmente Dirigida". A série também foi adaptada para um anime dirigido por Tsutomu Mizushima. O mangá foi serializado originalmente na antologia de mangás da revista mensal Afternoon da editora japonesa Kodansha de Junho de 2002 até Junho de 2006, e foi reimpresso em 9 tankoubon. O nono e último volume foi lançado no Japão em Dezembro de 2006.[1]
Uma pequena história bônus de duas partes foi inclusa nos dois volumes do mangá de Kujibiki Unbalance, publicado entre 2006 e 2007. Três anos após o mangá original terminar, um novo capítulo (Capítulo 56) foi lançado como bônus junto com o DVD do anime de Genshiken. Este capítulo mostra o que se tornaram os personagens e o que se passa no clube passado um tempo desde suas formaturas.
Em 2010 teve início a continuação do mangá sob o nome de Genshiken Nidaime[2] (Segunda Geração). Este se inicia a partir do capítulo 57 e está atualmente sendo serializado pela revista Afternoon.
Em 2004 o mangá foi adaptado para uma série de anime de 12 episódios pelo estúdio Genco, e em 2006 e 2007 em um OVA de três episódios, adaptando-se os cinco primeiros volumes do mangá. A série de TV foi licenciada para lançamento norte-americano pela Media Blasters.

A adaptação do anime é muito fiel à obra original, sendo feitas somente algumas revisões, como a remoção ou alteração dos nomes de muitas referências a animes específicos, mangás e jogos de vídeogame. A série de mangá anteriormente ficcional Kujibiki Unbalance também foi transformada em um anime de verdade e lançada ao mesmo tempo em que foi lançado no mundo ficcional de Genshiken, tendo três episódios OVA como bônus na compra do DVD de Genshiken.

2004

Elenco de Genshiken