Grandes Pensadores (UNIVESP TV)

2010

Grandes Pensadores (UNIVESP TV)

Média geral 4.5
baseado em 1 votos
Sua avaliação:
salvando
L - Livre para todos os públicos 56 minutos

*Para assistir, acesse o trailer.

Da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, desde setembro de 2009, a UNIVESP TV objetiva auxiliar o aprendizado de seus alunos através de programas específicos e também de interesse geral. Foi o primeiro canal digital do Brasil a apresentar programação própria e diversa da transmitida pelo correspondente canal analógico, um pioneirismo da Fundação Padre Anchieta e da TV Cultura.

Sua concisa minissérie sobre importantes pensadores foi dividida em 7 Episódios de no máximo 9 minutos. São eles:

1º E.: Sócrates (c. 469 a.C. - 399 a.C.)
A história e ideias de um dos mais importantes filósofos da história da humanidade, Sócrates. Enigmático ateniense do período clássico da Grécia Antiga, um dos fundadores da filosofia ocidental, conhecido principalmente através dos relatos em obras de escritores que viveram mais tarde, especialmente dois de seus alunos, Platão e Xenofonte, bem como de peças teatrais de seu contemporâneo Aristófanes. Muitos defendem que os diálogos de Platão seriam o relato mais abrangente de Sócrates a ter perdurado da Antiguidade aos dias de hoje.

2º E.: Platão (428/427 a.C. - 348/347 a.C.)
Filósofo e matemático ateniense do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. Autor do Mito da Caverna, Teoria Política e Teoria das Idéias. A vida de Platão e seu impacto na filosofia.

3º E.: Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)
Aluno da Academia de Platão e crítico da "Teoria das Ideias", o grande filósofo e sistematizador grego Aristóteles, foi tutor de Alexandre, o Grande - o mais célebre conquistador do mundo antigo -, acreditava que todos os seres do mundo têm semelhanças entre si (vivo ou não-vivo). Após Alexandre assumir o trono, voltou para Atenas onde fundou sua própria escola baseada nas ciências naturais. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como: física, metafísica, leis da poesia e drama, música, lógica, retórica, governo, ética, biologia e zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores da filosofia ocidental.

4º E.: Descartes (1596 - 16501)
Filósofo, físico e matemático francês, René Descartes, considerado o Pai da Filosofia Moderna, desenvolveu o método investigativo e revolucionou o pensamento filosófico e cientifico. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

5º E.: Rousseau (1712-1778)
Filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço, Jean-Jacques Rousseau. Considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. E também, o primeiro a entender a infância como um momento importante da vida. Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.

6º E.: Pragmatismo (Final do século XIX)
Os estadunidenses William James (1842 - 1910) - médico, filósofo, um dos fundadores da psicologia moderna e considerado "O pai da Psicologia Americana" - e Charles Peirce (1839 - 1914) - filósofo, pedagogista, cientista e matemático - através de um grupo de especulação filosófica liderado por eles e o jurista Oliver Wendell Holmes, Jr., congregando posteriormente acadêmicos importantes dos Estados Unidos, criaram a escola filosófica chamada de Pragmatismo, cuja tese fundamental é que uma ideia só é verdadeira se servir na prática.

7º E.: John Dewey (1859 - 1952)
Filósofo, pedagogo e pedagogista estadunidense, defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Considerado o mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como Pragmatismo, embora preferisse o nome Instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância se servirem de instrumento para a resolução de problemas reais.

8º E.: Lev Vygotsky (1896 - 1934)
Psicólogo bielorrusso, pioneiro da teoria do desenvolvimento cultural e bio-social humano, comumente referida como psicologia histórico-cultural, que diz que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Apesar de importante pensador em sua área e época, só veio a ser descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte.

Estreia Brasil:
19 de Julho de 2010
Outras datas

Elenco de Grandes Pensadores (UNIVESP TV)

Nenhum.
Denunciar algo errado
Trailers
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: