3. > Gruber's Journey

Título Calatoria lui Gruber (Original)
Ano produção 2008
2008 ( Mundial )

Em 22 de junho de 1941, Alemanha e Romênia atacam a Rússia soviética. Dias depois, Curzio Malaparte , um correspondente de guerra, chega em Iasi, no norte da Moldávia, em seu caminho para o front, que fica nas proximidades. Ele está incapacitado por uma alergia grave e sua única chance de recuperação é encontrar um médico judeu que tinha estudado em Florença, chamado Josef Gruber. Ao procurar por ele, Curzio descobre que, vários dias antes de sua chegada, um violento pogrom anti-semita ocorreu e um grande número de judeus de Iasi foram deportados e o Dr. Gruber pode estar entre eles.

Para encontrá-lo, Curzio , auxiliado pelo cônsul italiano em Iasi, tenta obter um mandado oficial para trazer Josef Gruber de volta. Ele confronta a indiferença e a grosseria das autoridades romenas, que parecem esconder alguma coisa relacionada com a deportação dos judeus. Quando Curzio descobre o que realmente aconteceu, depara-se com uma trágica verdade.