Nomes Alternativos: Comandante Hamilton
Nascimento: 24 de Julho de 1956 (68 years)
São Francisco (Minas Gerais) - Brasil
Hamilton Alves da Rocha, conhecido como Comandante Hamilton, é um piloto de helicóptero brasileiro. Pioneiro na cobertura de eventos jornalísticos por helicóptero para grandes redes de televisão do país. Iniciou sua carreira em TV no SBT e passou pela Rede Bandeirantes. Atualmente, Hamilton, com sua mini estação aérea de TV, atua na Rede Record e dedica parte do seu tempo e experiência em projetos educativos.
Filho único de pais humildes, Hamilton chegou a São Paulo aos 10 anos de idade. No início dos anos 1980, viajou para a Flórida, Estados Unidos, numa oportunidade de trabalho que pagava suas horas de voo. Assim, começava sua busca pelo sonho de conseguir seu brevê de helicóptero e finalmente se tornar piloto. Hamilton identificara no exterior a utilização da aeronave como instrumento ímpar na captura de imagens e transmissão da notícia em tempo real. Em 1986, Hamilton iniciava suas primeiras atividades para produtoras de TV, até que no início dos anos 1990 começava a consolidar a sua carreira no jornalismo aéreo com diversas coberturas jornalísticas de impacto, responsáveis por altos índices de audiência. Assim, Hamilton, o Comandante Hamilton, se notabilizava como o Piloto-Jornalista mais conhecido do país.
Em 1994, chegou à televisão no programa Domingo Legal. Seguiu sua carreira como piloto-jornalista em emissoras como SBT, Rede Bandeirantes, RedeTV! e Rede Record. Trabalhou com diversas personalidades, entre elas, Augusto Liberato,José Luiz Datena e Marcelo Rezende.
Em 2003, foi apresentador de seu próprio programa: o Viva Ação, na RedeTV!. Antes do seu atual trabalho, Hamilton realizava sua operação aérea jornalística no Brasil Urgente, com o apresentador José Luiz Datena pela TV Bandeirantes.
Hamilton realiza ainda eventos por todo o país com destaque para trabalhos educativos referentes a cidadania e ao meio ambiente.
Em 23 de maio de 2011 foi contratado pela Record para participar dos telejornais da emissora por três anos, com mais frequência no Cidade Alerta.