Hand Catching Lead

1968

Hand Catching Lead

A mecânica do cinema baseia-se na divisão do filme em frames, projetados um após o outro a uma taxa fixa de 24 quadros por segundo, dando uma ilusão de continuidade. O filme de Richard Serra, Hand Catching Lead, ilustra o mecanismo. Ecoando o movimento vertical do filme através do projetor, pedaços de tela caem no campo da imagem. A mão de Serra abre e fecha enquanto tenta pegá-los, e quando consegue, imediatamente os deixa ir novamente, reproduzindo o avanço intermitente do filme. Mas isso não é tudo, pois à medida que a ação avança, a mão de Serra, enegrecida pelo chumbo, semelhante a uma sombra, assemelha-se à silhueta de um cachorro tentando pegar algo que foi jogado, remetendo a mecânica do cinema voltando às suas origens como na arte do teatro de sombras.

1968

Elenco de Hand Catching Lead