Mundo de Glória

1991

Härlig är jorden

Um homem fala sobre sua vida. Nos conta sobre o seu trabalho como corretor de imóveis, o seu pai morto, a sua casa, seus bens e assim por diante, de uma forma quase natural. Seria tudo perfeito se os personagens não transparecessem um tom ordinário e apático de suas vidas inertes ao mundo.
Sobretudo, percebe-se a ausência de emoções, a falta, o sentimento de culpa e de desolação do indivíduo para com ele mesmo.
À guisa de conclusão, o tema central versa sobre a responsabilidade individual para com o coletivo em tempos sombrios.

" Soa mais natural do que nunca. O elenco não usa uniforme, mas a roupa cotidiana, do dia-a-dia, conforme normas e padrões sociais. O personagem principal olha para a câmera: ele olha através da história, da memória, do tempo e de nós...
Aqui o espectador tem inevitavelmente de analisar a imagem de si mesmo. Muitos disseram que a cena de abertura é a mais obscura que já viram, pois eu digo que é através da escuridão que se elabora um motivo para que nós possamos questionar acerca disto que ainda não finalizamos".
(Roy Andersson)

1991