Hérmogenes, Professor e Poeta do Yoga

2015

DOC Hermógenes

• Hermógenes - Deus me Livre de ser Normal - Brasil
  • Hérmogenes, Professor e Poeta do Yoga - Brasil

DOC HERMOGENES é um filme longa metragem em documentário sobre história, obra e vida do professor Hermógenes. Um dos precursores da yoga no Brasil, escritor de mais de 30 livros que foram traduzidos em diversas línguas e lidos por milhares de pessoas.

Hermógenes é um ex-militar que conheceu a yoga aos 35 anos (na década de 60), após diagnosticado com tuberculose avançada. Descobriu na yoga a saúde física e mental que lhe carecia. Após seu contato com a yoga seu maior desejo era de propagar esta filosofia para o maior número de pessoas possível, desejo que o incentivou a escrever.

Foi precursor da terapia holística no Brasil que trata o ser humano não apenas sob o aspecto físico mas principalmente em sua totalidade, inclusive considerando os aspectos espirituais e energéticos.

O filme incluirá imagens inéditas de seu arquivo pessoal de suas viagens pelo mundo, contato com gurus como Sai Baba, Madre Teresa de Calcutá, suas palestras e eventos que participou. Algumas cenas filmadas pelo próprio.

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
Prof. Hermógenes nasceu em 1921 em Natal, RN. Atualmente mora no Rio de Janeiro.
Por volta dos 10 anos, teve uma experiência que ele considera como o primeiro contato com os princípios do yoga, e que futuramente regeria toda a sua vida.
Ao se banhar na beira do mar, foi puxado pela correnteza e quase afogou-se, não sabia nadar. De repente, viu um rapaz nadando em sua direção. O salvador lhe disse: "Não tente me ajudar nem me segurar. Simplesmente amoleça". Ele obedeceu. Entregou-se à circunstância e se deixou salvar.
Naquele instante, Hermógenes aprendeu a lição da entrega. "Fui aprendendo de mansinho a viver de forma suave e a aceitar de forma positiva as dificuldades que a vida me impõe, para poder transformá-las em aprendizado" disse.

19 de Julho de 2015

Elenco de Hérmogenes, Professor e Poeta do Yoga