Hillsong Live - Cornerstone

2012

Hillsong Live - Cornerstone

L - Livre para todos os públicos

Começando a nossa analise deste DVD a primeira coisa que notamos é o resgate das habituais aberturas que foram tão marcantes em outros projetos e deixaram de ser produzidas desde “A Beautiful Exchange”.

A abertura do DVD é a mesma que foi apresentada no dia da gravação, e conta com cenas que retratam o ser humano em meio a liberdade da natureza criada por Deus, uma narração continua e uma trilha sonora que vai evoluindo e crescendo para batidas muito bem organizadas e também nota-se na abertura intitulada Know Thyself = em português, “Conhecer a si mesmo”, um conceito que a Hillsong vem abordando nos últimos meses, segurança, liberdade e esperança no fundamento, na base, na pedra de esquina (CORNERSTONE) que é Jesus, conhecê-lo e o fazer conhecido.

Seguindo a abertura começa a empolgante “Running” e é muito destacado justamente isto, a animação e empolgação de todo público, coral e banda, principalmente do J.D que com um palco moldado em 360° teve muito espaço para e correr e declarar: “Nós correremos…. nós nunca pararemos” acompanhado de percussões de baterias, riff’s de guitarra e linhas de teclados em ritmo alucinante e uma das grandes sacadas da equipe de edição do DVD foi justamente colocar a reprise da canção, que foi tocada no inicio e reprisada no final da gravação, e assim conseguir obter toda a atmosfera de animação com o público já familiarizado com a música.

Dando continuação vem “Endless Light”, esta é com certeza uma das músicas destaques do álbum e Jad Gillies mostrando suas habilidades vocais lidera toda a banda e público a proclamar: “Deus seja exaltado, Deus seja exaltado em tudo, nós viveremos para sua glória”. Os maiores destaques das cenas demonstradas nesta música ficam para Jad e bateria, sendo acompanhadas por cenas panorâmicas feitas em meio ao público.

Aumentando cada vez mais a atmosfera intimista do DVD entra novamente a equipe de edição e faz um loop bem feito de um interlúdio com a música I Surrender, o interlúdio é rápido e traz uma pequena palavra e oração de Reuben Morgan que foi gravada antes do inicio de I Desire Jesus, e para o loop ficar mais encorpado adicionaram uma faixa sample reproduzindo o som do inicio de I Surrender.

E a música “I Surrender” começa com Matt Crocker como cantor e compositor de uma das melhores canções de adoração feitas pela Hillsong nos últimos anos, e realmente é um dos momentos de ápice do DVD, momento no qual conseguimos perceber de forma impar a entrega de toda a igreja e banda durante a música, seja nas cenas em que o público aparece com seus braços estendidos ou no ressoar de suas vozes ao clamar “Lord have your way, Lord have your way in me”.

Entrando em maior momento de adoração temos “I Desire Jesus” demonstrada ao som de teclados e solada por Darlene Zschech, música que vai crescendo e ficando mais forte a cada linha cantada. O mesmo acontece com “Grace Abounds” que na versão do DVD é cantada pelo estreante Dean Ussher, um fato interessante e imperceptível é que no cd quem canta a música é Ben Fielding, igual fizeram em This Is Our God com Reuben e Jill.

“Love Knows No End” foi uma bela escolha para fechar a 1ª parte de adoração do DVD e ela traz Dave Ware liderando-a, é uma música que veio mais para compor o álbum, mas tem profundidade em seus versos e um final muito forte em que a igreja acompanha-o linha a linha com todas as forças de suas vozes até o desfecho dos arranjos.

Voltando a parte animada temos “Praise Him” com Matt Crocker trazendo o inusitado som de um banjo e Simon Kobler fazendo a percussão no tambor, uma música animada e que contem uma bela ponte feita ao som de sintetizadores, e claro o famoso “OH-OH-OH” muito característico das músicas de Joel Houston, toda a diferença sonora contribuiu muito para a música ser uma das mais animadas do DVD. Sem deixar a peteca cair Harrison Wood inicia a música com bela introdução na bateria e é acompanhado pelo riff de guitarra de Isaac Soon e destaque para a iluminação de palco, estava se iniciando “Children Of Light” na voz de Joel Houston, música que lembra até certo ponto a música Rise, pelo fato da sustentação da música ser diferente das demais e destaque também para a letra, que é grande, mas é muito bonita.

Reiniciando a 2ª parte de adoração do DVD, temos a música “Hope Of The World”, Reuben Morgan é quem assume o vocal e lidera toda banda e igreja em adoração, esta é uma música em que a igreja canta somente para Deus e proclama fortemente os versos “Esperança do mundo, engrandecido nas alturas, chamando-nos para casa, com os braços estendidos….Para conhecê-lo para sempre, para amar-te para sempre, Você é nosso tudo” e tudo isto seguido por belos arranjos nas linhas de bateria, baixo, orquestra e um coral inteiro de vozes formado pelo público na AllPhones Arena.

Dando continuação, “All My Hope” traz Annie Garratt nos vocais, é uma música que tem uma sonoridade diferente e a exemplo de muitas no DVD, destaque para a bela iluminação de palco. Esta é uma música daquelas que crescem, linha a linha, e de repente explodem, o ápice da música com certeza é em seu final emocionante, quando toda a igreja solta sua voz e declaram os belos versos finais “All the earth beneath you, all my life before you, with every breath, my soul will rest in you”, o desfecho perfeito para a música que vem a seguir.

“Love So High”, só quem possui o DVD ou a versão Deluxe do CD vai poder ouvir. Uma bela música, que inicia com os belos arranjos de David Andrew no teclado, e com Matt Crocker conduzindo a canção de forma lenta e tranquila…. “Seu amor tão grande, mais alto que as estrelas, infalível amor, mais profundo que os oceanos”, a música mantém a continuidade e com sons de teclado e sintetizadores ela termina dando um ar diferente ao DVD, e um fato interessante são os compositores da música: Reuben Morgan, Jason Ingram, Chris Tomlin e Matt Redman.

Nas partes finais do DVD que se passa na Acer Arena temos as músicas “Stand In Awe” e “Greater Than All”. A primeira é levado por Ben Fielding e ele sustenta toda a música com muita competência do começo ao fim, destaques para as linhas de violão e bateria e também a ponte da música. Greater Than All é uma mais uma música de entrega a Deus, em declarar que ele é maior que tudo, e a música tem belo arranjo e em determinados momentos exige muito da voz dos cantores, mas Jad consegue alcançar as notas mais difíceis e sustentá-las muito bem. Um belo desfecho para a parte do DVD que foi gravada naquela noite.

Em seguida, o DVD nos traz um pequeno gostinho da Colour Conference 2012 com Annie cantando a música “Beneath The Waters (I Will Rise)”, a música traz grande desempenho vocal e instrumental e uma letra feita por Brooke e Scott, destaque são as vozes do público apenas formadas por mulheres, o que contribuiu muito para uma sonoridade mais feminina para a música, esta foi uma canção adicionada de ultima hora, mas que ajudou muito na formação do álbum.

Para finalizar temos a música tema do álbum, Cornerstone, que junto com Hope Of The World formam o conceito que é traduzido no vídeo de abertura do DVD. É uma música solada por Dave Ware, gravada no templo da Hillsong Church, e musicalmente o destaque vai novamente para os teclados e guitarras, além da voz de Dave que destaca muito bem os versos: “Através da tempestade, ele é o Senhor, Senhor de tudo” e para fechar o DVD eles focalizam muito bem toda a comoção ao final da música, como se estivessem e estavam em um culto da Hillsong Church.

A conclusão é, toda a equipe de criação, edição e conclusão do DVD foram bem, tentaram resgatar o formato de projetos antigos conciliados com toda a tecnologia disponível atualmente em termos musicais e de produção.

Por Salomão Oliveira (EuAmoHillsong)

2012

Elenco de Hillsong Live - Cornerstone