História Essencial Portugal

2003

História Essencial Portugal

Um documento comovido e comovente sobre alguns do maiores factos da História de Portugal por José Hermano Saraiva.
Os momentos mais importantes dos 800 anos da história de Portugal são o foco desta série documental, apresentada pelo carismático Professor Hermano de Saraiva que com a sua inteligência e paixão nos leva numa viagem surpreendente pelos meandros da nossa história. A série é constituída por seis volumes que abrangem períodos como Das Origens à Revolução de 1245-1248; De D. Dinis à Conquista de Ceuta; Da Expansão à Restauração; Iluminismo - Pombalismo - Revolução Liberal e Regeneração; Da Regeneração à República; Do 5 de Outubro à Actualidade. Uma série imprescindível.

História Essencial de Portugal :
VolumeI - Das Origens à revolução de 1245 - 1248
VolumeII - De D. Dinis à Conquista de Ceuta
VolumeIII - Da Expansão à Restauração (1415-1640)
VolumeIV - Iluminismo - Pombalismo - Revolução Liberal e Regeneração (1640-1851)
Volume V - Da Regeneração à República (1815-1910)
VolumeVI - Do 5 de Outubro à Actualidade (1910-2002)

A História, desde as mais remotas origens à atualidade

Da autoria do Professor José Hermano Saraiva, eminente historiador, esta série apresenta-se a História desde as mais remotas origens à atualidade, numa narração simples e comunicativa, num texto que abrange em toda a sua multiplicidade e complexidade, os vectores social, económico, cultural e político que conferem sentido ao devir histórico.
A narrativa histórica, vai sendo proferida durante uma peregrinação por todos os nossos grandes monumentos e pelos lugares onde se desenrolam os lances decisivos do passado português.Os Tempos Pré-Históricos, as Contradições Sociais da Reconquista, as Origens Populares da Monarquia, a Genealogia das Grandes Instituições, a Gestação dos Descobrimentos a Contribuição dos Portugueses para a Difusão da Civilização Europeia no Mundo, o Crepúsculo Seiscentista e o Sentido Político da Restauração, os Tempos do Iluminismo, a
Reforma Pombalina, o Comportamento Português perante as mudanças da Europa, a Alvorada dos Tempos Liberais, a Laboriosa Instalação de um Estado Moderno, os Progressos do Liberalismo esclarecido simbolizado pela revolução do comboio, a República Portuguesa, os Tempos do Estado Novo, a Terceira República, as Presidenciais Democráticas de Eanes, Soares e Sampaio, são apresentadas numa radiografia sem preconceitos, e em termos acessíveis a todos os níveis de cultura ou mentalidade.

2003

Elenco de História Essencial Portugal