3. > Homesick

2005

Título Koti-ikävä (Original)
Ano produção 2005
2005 ( Mundial )

Depois de um acidente, Sami (Julius Lavonen), de 17 anos, acaba em um hospital psiquiátrico para adolescentes. Primeiro ele se recusa a falar com qualquer pessoa, até mesmo com sua mãe, a qual por sua vez se opõe de forma agressiva a todas as tentativas do hospital para manter seu filho em tratamento. Depois de uma série de lutas e tentativas de fuga, Sami começa a aceitar a situação e se aproxima das pessoas ao seu redor, iniciando uma amizade com seu companheiro de quarto Rudolf que desagradará a equipe do hospital. Após grandes esforços por parte do enfermeiro Taneli, Sami finalmente revela o seu passado emaranhado. Um divórcio dilacerou a família, e a relação de Sami com sua mãe mostra-se muito mais complicada do que aparentava.

“Koti-ikävä” é uma história sobre a sobrevivência, um filme em que não há vilões, apenas pessoas comuns em circunstâncias extraordinárias. Há muito de iluminação natural, dando à história um toque de documentário.