Humanidades IX

2004

Humanidades IX

Palestra 1: O Utilitarismo, O Projeto de Construir uma Ética Racional - O utilitarismo é uma tradição filosófica que pensa os problemas de organização interpessoal, a partir da idéia de que podemos conhecer o bem e o mal, por meio de critérios identificáveis pela nossa capacidade racional. Desde o fim do século XVIII a tradição utilitarista apresenta um enorme acervo de soluções para os problemas que decorrem da aplicação do princípio de utilidade na avaliação ética de nossas ações.
Palestra 2: John Rawls, A justiça como Equidade - Pode existir uma sociedade justa de cidadãos livres e iguais, que permanecem divididos por doutrinas de caráter religioso, filosófico e moral? Esta pergunta resume os grandes temas que o norte-americano John Rawls (1921-2002) tentou elucidar. Embora pouco conhecido no Brasil, o pensamento de Rawls influiu diretamente no sistema de cotas para os negros nas universidades e nos cargos públicos.

2004

Elenco de Humanidades IX