3. > I Due Gladiatori

Título Two Gladiators (Original)
Ano produção 1964
1964 ( Mundial )
Duração

Após a morte de Marco Aurélio, Roma vê-se sob o jugo de seu filho Lúcio Aurélio Cômodo (Mimmo Palmara), que não mede esforços para atingir seus despóticos e egoísticos intentos. Assim, o novo César manda um dos seus fiéis senadores encontrar e matar seu irmão gêmeo, também herdeiro do trono e, portanto, uma ameaça. O imperador tinha como esporte predileto atuar como gladiador, dando vazão à sua natureza belicosa, sendo este filme baseado, com algumas liberdades, num capítulo da história romana.
No elenco, o nome de Mimmo Palmara, de Sandokan, o Pirata (I Pirati della Malesia) e Hérucles e o Cavaleiro Marscarado (Golia e il Cavalieri Mascherato), ambos de 1964, o mesmo ano deste filme. Há também, a presença de um iniciante Giuliano Gemma, um ano antes do seu primeiro faroeste, O Dólar Furado (Un Dollaro Bucato, 1965). O diretor italiano Mario Caiano debutou no cinema em 1961, com o épico Ulisses Contro Ercole. A trilha é do compositor argentino Carlo Franci, um especialista em épicos.