3. > Iconoclast

2010

Título Iconoclast (Original)
Ano produção 2010
2010 ( Mundial )

Boyd Rice pode muito bem ser a única pessoa viva que pode chamar pelo primeiro nome tanto Charlie Manson como Marilyn Manson. Sua carreira se estende por mais de três décadas, período em que se manteve no epicentro da cultura underground e controversa. Boyd Rice ganhou notoriedade na década de 70 como um dos fundadores do gênero conhecido como Música Industrial, em pouco tempo ganhou certa reputação por suas apresentações ao vivo que foram consideradas os concertos mais abrasivos, minimalistas e altos já encenados (suas apresentações eram regularmente cronometradas a 130 decibéis, enquanto um avião a jato decolando era de apenas 113 decibéis). Já em 1980, já era aclamado como o "The Godfather" da Música Noise.

Desde então, Rice estendeu suas atividades criativas por diversos campos, até mesmo realizando palestras no Instituto de Tecnologia de Massachussets, mesmo tendo abandonado a escola. "Minha vida", diz Rice, "é a prova de um conceito de que você pode conseguir o que diabos você quiser se você possuir um pouco de criatividade e uma certa dose de ingenuidade em relação ao que é e não é possível neste mundo. Eu tinha uma amostra de minhas pinturas em Nova York, mas eu não sou um pintor. Eu tenho sido um autor de vários livros, mas eu não sou um escritor. Eu vivo como um músico de estúdio pelos últimos 30 anos, mas eu não consigo ler uma nota musical ou tocar um instrumento. Eu de alguma maneira consegui construir uma carreira fazendo um grande número de coisas que eu de forma alguma sou qualificado a fazer."

Iconoclast de Larry Wessel, é um extenso documentário de 4 horas de duração de uma "tour de force", produzido em 6 anos; a fundo expor a vida, carreira e obsessões pessoais de Boyd Rice. Não meramente documentário, Iconoclast é mais um passeio de montanha russa através da mente febril de um dos artistas mais controversos e únicos da era moderna.