Inverno Demográfico

2008

Demographic Winter

“Inverno demográfico: o declínio da família humana”

O documentário expõe as severas consequências económicas e sociais da fragilização da família e da queda da taxa de natalidade em todo o mundo. No “Inverno demográfico”, académicos de várias áreas apresentam o contexto económico, social, demográfico e histórico do declínio da população e o impacto que as famílias têm na resiliência e na estabilidade da sociedade. O estilo animado da película destaca a investigação de economistas, demógrafos, sociólogos, e autores.

Estes peritos mostram como a existência de um capital humano forte é necessária para cada economia. O desenvolvimento deste capital humano depende mais das famílias de que é constituído do que de qualquer outra instituição. A partir da sua investigação, estes académicos mostram a necessidade de se constituir um forte capital moral e social, melhor constituído dentro da família, como uma base para este capital humano.

Realçam, também, como o apoio à família é crucial no desenvolvimento das capacidades e da educação.

As sociedades e as economias estáveis dependem fundamentalmente destes elementos vitais.

O “Inverno Demográfico” mostra como, ao contrário do mito popular, as taxas de natalidade têm caído dramaticamente nos últimos 40 anos e que uma parte importante do mundo tem agora taxas de natalidade bem abaixo dos níveis da reposição.

Alguns países já começaram a reduzir em população, e cedo começarão a sentir o efeito de uma economia em contracção.

Segundo estes peritos, a população mundial, particularmente em países desenvolvidos, está a envelhecer.

A geração do baby-boom está a atingir a idade da reforma e necessitará de ser suportada pelas gerações que as sucederam, que têm tido cada vez menos filhos. Isto significa uma cada vez menor população activa a pagar os sistemas da segurança social, o serviço de saúde e o bem-estar mundial.

As economias serão postas à prova e os governos terão cada vez menor capacidade de resposta com a queda na produtividade e na colecta de impostos sobre o rendimento.

O filme mostra como os países em desenvolvimento, com uma fertilidade abaixo do nível de reposição, têm olhado para a imigração como solução para manter a sua capacidade laboral. Este crescimento da imigração, vindo quase exclusivamente dos países em vias de desenvolvimento, tem vindo a alterar a paisagem social e política nos países anfitriões. Esta emigração tem vindo a drenar a produtividade nos países em vias de desenvolvimento, retardando o crescimento das suas economias. Mais ainda, estes peritos dizem-nos que, sendo tão frequente a separação dos elementos da família, normalmente o pai, está a provocar grandes problemas sociais nos países de origem e as suas taxas de natalidade estão a cair mais rapidamente do que aconteceu nos países desenvolvidos.

“Inverno demográfico: o declínio da família humana” é o primeiro de dois filmes sobre este tópico.

2008

Elenco de Inverno Demográfico