Jan Zizka

1957

Jan Zizka

É 1419 em Praga e as coisas estão tensas depois da morte do herói checo Jan Hus. A liderança corrupta da cidade prendeu manifestantes e um padre radical, Jan Zelivsky, está levando um grande número de mais manifestantes para a Casa Conselho na parte antiga da cidade, onde a liderança está escondido e onde os presos estão sendo mantidos. Após a sua chegada, vários manifestantes são mortos por pedras atiradas por aqueles na casa. Enfurecida, a multidão invade o prédio e vários conselheiros são jogados para fora das janelas e mortos, começando o que se tornou conhecido como a Revolução Hussite. Quando o rei e rainha ouvir sobre o que está acontecendo, o rei morre de insuficiência cardíaca e a rainha foge da cidade. Os rebeldes eleger Jan Zizka como seu líder, mas a revolução ainda não acabou.

7 de Maio de 1957

Elenco de Jan Zizka