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1Número de Fãs

Nascimento: 2 de Fevereiro de 1901 (86 years)

Falecimento: 11 de Dezembro de 1987

Vilnius - Lituânia

Posição comemorado de Jascha Heifetz como um dos maiores violinistas do século XX parece inatacável. Juntamente com a de Fritz Kreisler, seu nome está associado com a evolução da técnica e estilo do instrumento na primeira metade do século. Famoso embora Heifetz foi por sua confiabilidade extraordinária e técnica deslumbrante, sua reputação, no entanto, sofreu um pouco de insinuações de que ele era um jogador bastante alheios. No início de sua carreira, ele participou de uma reunião de vários jogadores notáveis ​​em uma casa particular em Berlim, onde ele deu um desempenho do Concerto para Violino de Mendelssohn com Kreisler ao piano; Kreisler comentou com os outros violinistas presente: 'Podemos assim quebrar os nossos violinos em todos os nossos joelhos.' Após a estréia de Londres Heifetz em 1920 na rainha Hall (já tendo vendido 70.000 gravações no Reino Unido) Bernard Shaw escreveu ele, comentando: 'Seu recital me e minha esposa com a ansiedade preenchido. Se você provocar um Deus ciumento, jogando com tal perfeição sobre-humana, você vai morrer jovem. Eu sinceramente aconselho a jogar algo mal todas as noites antes de ir para a cama, em vez de dizer suas orações. Nenhum mortal deve presumir a jogar tão perfeitamente. "

Após o treinamento inicial por seu pai, Heifetz frequentou a Escola de Música de Vilna (sob a direção de Elias Malkin, um ex-aluno de Leopold Auer). Mais tarde ele foi para Auer-se como o mais novo membro de sua classe em São Petersburgo e continua sendo um dos mais conhecidos discípulos de Auer.

Próprios compromissos de ensino de Heifetz foram exigente e esporádica. Erick Friedman se tornou seu primeiro aluno regular em 1957, o cancelamento de um grande número de participações em concertos para assumir estudo intensivo com ele que foi dado gratuitamente. Heifetz, sem dúvida, transformada jogo de Friedman e moldou à sua imagem em termos de interpretação (ele nunca supostamente impôs seus próprios métodos técnicos sobre os outros), acabou pagando-lhe o maior dos elogios, convidando-o para gravar Duplo Concerto para Violino de Bach (a única gravação de o trabalho feito por Heifetz em que ele tem uma parceria com outro violinista, Heifetz famosa tendo em contrário registrou a si mesmo partes). A partir de 1962-1972, foi professor de violino na Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles.

Bem conhecido por ser metódico na sua preparação, Heifetz foi anotado para ser coerente na sua interpretação (em vez da forma de Rachmaninov como pianista), em oposição à tendência mais velho em direção a espontaneidade em cada performance. Neste sentido a sua abordagem pode ser visto como a antítese de Joachim (embora via Auer ele tinha uma linhagem pedagógica ligada). Ele gravou notavelmente amplamente, seus primeiros discos comerciais sendo feita em 1917. Os primeiros registros de jogo de Heifetz enquanto ainda em São Petersburgo c.1910 revelam que ele já tinha adquirido algo de seu tom distintamente penetrante e devastadoramente precisos. Suas gravações mostram incrível técnica, bem como um estilo altamente influente do jogo: precisas para a letra da partitura musical, adoçado por um intenso e (alguns podem argumentar) vibrato em vez muito regular. Reclamações por sua modernidade pode no entanto ser exagerada. Seu uso do portamento longo de sua carreira (exclusivamente ligada a um vibrato accentual rápido que veio a ser chamado de "Heifetz slides") soa estranho aos ouvidos de hoje, apesar de, como no caso de gravações pelo ator John Gielgud, é notável a forma como pouco seu tom variou ao longo de sua vida. Muitos leitores vão achar surpreendente que Heifetz jogado em cordas de tripa longo de sua carreira, o som que ele desejava ser conseguido com um gut-ferida prata G, planície intestino D e A, e um aço 'Goldbrokat' E.

A discografia de Heifetz é tão grande que é difícil fazer justiça aqui em tão pequeno espaço. Dito isto, seu jogo tem uma consistência notável que faz generalização bastante menos problemático. Seu estilo distinto - o tautness do som, com vibrato regular, mas geralmente bem controlada; seu emprego freqüente de uma portamento distinto, bem diferente daquelas empregadas por violinistas do século XIX - anima muitos cantabile passagens, e sua agilidade incomparável e entonação são notáveis, mesmo pelos padrões de hoje. Muito deste som, no entanto, admite relativamente pequena variação, de modo que na verdade é um auditiva Heifetz primeira e a composição como um simples veículo. Isso funciona melhor em alguns contextos do que outros. Os Bach e Mozart concertos aqui selecionados (incluindo um famoso 1946 gravação de Duplo Concerto para Violino de Bach com Heifetz joga ambas as partes) parecem relativamente não-diferenciada aos nossos ouvidos modernos. Seu desempenho de 1951 de Mozart Violin Concerto No. 5 é típico em seu caráter em vez de aço, embora o final seja tomada de forma equilibrada e imponente. Os 1939 e 1956 gravações de Concerto para Violino de Beethoven mostrar um pouco de mudança de estilo: a gravação anterior é exigente mas tonally sutil; o mais tarde emprega um som mais pesado, talvez mais ousado. A medida em que essa percepção é o resultado da mudança de tecnologia de gravação ou próprios anos de avanço de Heifetz é discutível (traços similares Mar discos mais tarde Elman bem, mas a uma extensão muito maior). Para mim, porém, performances gravadas de Heifetz de Violin Sonata de Franck (1937) e Concerto para Violino de Walton (1941) são magistral. Aqui o seu som, (que se poderia descrever como a de um punho de ferro em luva de veludo) parece mais adequado; a partir da abertura ainda misteriosa dura da Walton ao desempenho lacônica de primeiro movimento de Franck é contraposta ao longo por um elétrico, se rigidamente controlada, sensação de excitação.

Filhos: Josepha Heifetz, Robert Heifetz
Cônjuge: Frances Spielberger Spiegelberg (de 1947 a 1962), Florence Vidor (de 1928 a 1946)

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