Jemaa El Fna: Morocco's Rendezvous of the Dead

2003

Jemaa El Fna: Morocco's Rendezvous of the Dead

O Marrocos é uma terra de insinuantes contrastes. Seu povo é tão variado quanto sua topografia. A cosmopolita costa Atlântica se mistura com a herança bérbere das cordilheiras do Rif e do Atlas, ao passo que as antigas rotas comerciais pelo Saara correm do sul até a cidade de Marrakech, onde todos os pontos colidem, criando uma vibrante mistura do tradicional, do exótico e do sobrenatural.
Jemma El-Fna, a enorme praça central de Marrakech é o lugar onde a história do Marrocos se manifesta diariamente em um ciclo infinito de misteriosas visões e sons. O nome Jemma El-Fna pode ser traduzido como "Ponto de Encontro dos Mortos", "A Mesquita no Fim do Mundo" ou "A Mesquita que Dá em Nada", uma irônica referência à tentativa sem sucesso do sultão saadiano Ahmed Al-Mansur de construir uma mesquita há várias centenas de anos atrás. O "Ponto de Encontro dos Mortos", continua inabalável e, nos dias de hoje, serve como um local onde os magos, adivinhas, herboristas, acrobatas, domadores de macacos, encantadores de serpentes, dentistas, astrólogos, numerologistas e feiticeiros criam intrigantes telas de espetáculos fascinantes. À noite, a praça de transforma em uma sinfonia de irmandades místicas e músicos noturnos: o Aissoua, Derkaoua, Hamadasha, Jilila, e Gnaoua. Livre das restrições e expectativas de um entretenimento barato para platéias de turistas, este é o lugar onde os artistas e músicos animam o público em uma congregação espiritual culminando em êxtase sonoro.

2003

Elenco de Jemaa El Fna: Morocco's Rendezvous of the Dead