Juan Moreira

1973

Juan Moreira

No século XIX, Juan Moreira é um bom trabalhador que, como muitos outros, é abusado e humilhado pelos poderosos, a polícia ou os senhorios. Moreira passa a ser considerado uma pessoa indesejável pelas autoridades, sendo banido. Moreira enfrenta a polícia, e sua história se espalha entre os camponeses e os trabalhadores, ganhando o respeito e a admiração das pessoas. Sua reputação faz dele uma figura que é procurada primeiro pelos partidos que querem se eleger, mas isso logo se torna uma guerra selvagem entre os caudilhos Bartolomé Mitre e Adolfo Alsina , durante a época da chamada Revolução de 1874.

O filme foi lançado em 1973, e venceu o Condor de Prata de Melhor Filme em 1974. É considerado um filme argentino clássico e um dos melhores de Favio.

Juan Moreira realmente existiu. Nasceu em San José de Flores, provavelmente em 1819, e morreu em Lobos em 1874. Em 1948, foi lançado um filme baseado no romance de Gutierrez.

1973