The Red Snowball Tree

1973

Kalina krasnaya

História de um homem que tentou viver uma vida nova. Egor Prokudin (Vasili Shukshin) foi uma criança de rua que cresceu em meio a uma gangue de criminosos. Enquanto ele estava livre, não perdeu a inocência e alegria, mas muitos anos de prisão lhe tiraram o prazer de viver.

O filme inicia com sua saída da prisão. Logo ele descobre o amor com uma jovem camponesa de aldeia, Lyuba (Lidia Fedoseeva-Shukshina), e tem restaurada a vontade de viver feliz na área rural. Entretanto, seu passado não lhe deixa em paz: sua velha mãe que ele nunca visitou desde os tempos de infância e seus antigos companheiros que não vão deixá-lo sozinho. A honestidade nem sempre traz paz.

Este filme foi o vencedor do prêmio All-Union Film Festival de 1974, em Baku, e era extremamente popular na antiga União Soviética. Foi o último trabalho do roteirista/diretor/ ator Vasili Shukshin, e muitos consideram como sua obra-prima.

1973