Kiki - O Ritual da Resistência Kaingang

2014

Kiki - O Ritual da Resistência Kaingang

O filme aborda o mais importante ritual da etnia kaingang, o Kiki, realizado em 2011 na Aldeia Condá, no oeste catarinense. Através de uma abordagem cronológica são mostrados os preparativos na mata e na aldeia. A expectativa dos mais velhos que queriam vivenciar um ritual completo, como há muito não era feito, e dos jovens que nunca haviam participado do Kiki. A construção das casas na mata para receber os rezadores, a chegada dos pajés, a escolha da araucária, cujo tronco serviu de cocho para a bebida, as orações, a preparação da bebida que levou mais de dez dias para ficar pronta, a pintura das marcas nos rostos dos kaingang, definindo as duas metades: kamé e kainru-kré.
A realização do ritual foi uma tentativa de revitalizar e fortalecer o dualismo Kaingang que se manifesta na divisão deste povo em duas metades exogâmicas. O documentário mostra, também, como a língua kaingang ainda hoje representa um importante signo dessa cultura, demonstrando que os indígenas mantém sua identidade apesar da violência do contato com outras etnias.

15 de Abril de 2014

Elenco de Kiki - O Ritual da Resistência Kaingang