A Última Viagem de Lemuel Gulliver

2002

Klíc k urcování trpaslíku podle deníku Pavla Jurácka

O filme é composto por trechos do diário de Jurácek lidos sob uma mistura de filmes caseiros, cinejornais, imagens de arquivo e reconstituições das cenas descritas. Foi um momento trágico, pessoalmente e artisticamente. Participante do movimento New Wave checo na década de 1960, Jurácek foi silenciado quando os russos e seus aliados invadiram a Tchecoslováquia em 1968. O único longa-metragem que ele dirigiu, 'Um Caso para Hangman Rookie', foi lançado em um cinema por duas semanas em 1969 e depois retirado. Ao mesmo tempo, sua esposa o deixa e parte para a Alemanha com sua filha. Nem mesmo um novo relacionamento e um outro filho não aliviaram suas dores. Jurácek morreu em 1989, com apenas 54 anos, poucos meses antes de o regime que o destruiu ter chegado ao fim.

2002