3. > L'adolescente

Título L'adolescente (Original)
Ano produção 1979
1979 ( Mundial )

Verão de 1939. Marie, aos 13 anos, vai com seus pais visitar sua avó em uma pequena cidade perto de Avignon. Apesar dos rumores de guerra chegarem até o campo, este lugar ainda é idílico. Os pais de Marie estão constantemente fazendo amor. Rodeada por esse clima erótico, Marie imagina-se uma mulher e desenvolve uma paixão por Alexander, 30 anos, o médico judeu da cidade. Mas ela se desaponta quando ele a trata como uma criança.

O pai de Marie parte repentinamente e ficará longe por algumas semanas. Em certo momento, a mãe de Marie e o médico desaparecem dentro da floresta. Marie tenta espioná-los. O pai retorna. Marie percebe que ela é a única pessoa que poderá salvar o casamento de seus pais e, com a ajuda da avó, consulta a “bruxa local” para criar uma poção do amor.

Dirigido por ninguém menos do que a extraordinária atriz Jeanne Moreau, este filme ficou conhecido por sua qualidade como um dos mais importantes do gênero “coming of age”, porém é mais do que isso. É um retrato francês da pureza da vida no campo durante os anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Simone Signoret, outro ícone francês, tem um desempenho impressionante, sutil e genuíno, como a avó (e orientadora) de Marie.