Paco de Lucía

2014

La Búsqueda - Paco de Lucía

A lenda da guitarra Paco de Lucia concordou em colaborar com o diretor Francisco Sanchez Varela (Curro) neste documentário sobre sua vida e algumas das lições que ele aprendeu ao longo de seis décadas de dedicação à música flamenca. Ainda criança, aos sete anos, começou a tocar guitarra, o que fez magistralmente até sua morte em fevereiro de 2014, ao 66 anos de idade.

Duas semanas mais tarde, seu filho Curro isolou-se em um estúdio de edição para tentar acabar com o que tinha sido o seu projeto de vida nos últimos quatro anos: Contar a vida do pai num documentário. La Busqueda (The Search) é este filme, em que Curro revela num retrato pessoal a lenda da guitarra, a figura de seu pai.

O filme apresenta uma série de entrevistas íntimas, por vezes hilariantes, com o mestre da Andaluzia, e a abundância de sua música incrível. Nós aprendemos sobre seu relacionamento com outros grandes nomes do Flamenco, como o cantor Camaron, e músicos de jazz, como John McLaughlin, Al Di Meola e Chick Corea, entre outros.

De Lucia atribui o sucesso ao trabalho duro e dedicação, e aprender com aqueles que o rodeavam. Mas não era unanimidade- vivia sob o julgamento constante dos puristas do Flamenco que ficaram chateados por suas excursões pelo território jazz, por exemplo.

No final, no entanto, mesmo seus críticos mais severos não tinha dúvidas quanto à qualidade única e superlativa de sua música.

"The Search" foi destaque do Festival de Cinema de San Sebastian em 2014.

2014

Elenco de Paco de Lucía