2. > Curtas Metragens
  3. > La Neuropatologia

Título La Neuropatologia (Original)
Ano produção 1908
17 de Fevereiro de 1908 ( Mundial )

Na Itália, o estudo dos processos neuropatológicos por parte de alguns neurocientistas como Camillo Negro, Osvaldo Polimanti, Vincenzo Neri e Gaetano Rummo, encontrou no instrumento cinematográfico o aparelho mais apropriado para a investigação médico-científica. O interesse no dispositivo cinematográfico dependia de dois fatores de extrema importância: o primeiro relacionado com o objectivo didáctico-científico de difundir o conhecimento em âmbito acadêmico, o segundo com finalidades diagnóstico-clínicas, dado que a medicina considerava a imagem em movimento um instrumento indispensável para potenciar o desempenho do assim chamado “olho clinico”. A tal propósito, veja-se a profícua colaboração entre o neuropsiquiatra Camillo Negro e o operador da Ambrosio Film de Turim, Roberto Omegna, os quais realizaram La neuropatologia (1908): um dos mais importantes documentos acerca do estudo da evolução das patologias neurológicas e dos métodos de cura adotados na Itália. O curta - um dos 24 episódios - trata do registro de uma 'crise histérica'.