La Paisana Jacinta

1999

La Paisana Jacinta

L - Livre para todos os públicos

O programa mostra os diferentes trabalhos que exerce Jacinta (de sobrenome Chinchaysuyo), mulher oriunda da serra peruana, de um povo fictício chamado Chongomarca ou Pampamarca, pertencente ao distrito de Antioquia, que migra para a cidade de Lima, capital do país, para encontrar melhores oportunidades de trabalho e "fazer fortuna", encontrando com pessoas de boas ou más intenções. Mesmo assim, sempre soluciona ou piora, de maneira cômica, a situação por sua inocência ou ignorância de aspectos da vida moderna.
Este personagem foi criado por Jorge Benavides depois de um encontro com uma humilde anciã de seus 70 anos, que pedia esmola em Miraflores, que alçando as mãos, pronunciava umas palavras em quechua. Benavides notou a forma de caminhar da anciã, sua boca sem dentes (comum dos anciãos da área rural) e satirizou o quechua com sua famosa exclamação: "ña ña ña".

1999