A Siciliana Rebelde

2008

La Siciliana Ribelle

O filme é baseado em uma história real. Em uma manhã de 5 de novembro de 1991, uma mocinha de 17 anos com a mochila da escola nas costas se apresenta ao procurador de Palermo, Paolo Borselino, para vingar-se dos assassinos do pai e do irmão, ambos mafiosos. Pela primeira vez uma mocinha de família mafiosa se rebela abertamente à organização tradicionalmente machista. A partir daquele momento, os dias de Rita são contados. Como todas as outras mulheres da máfia siciliana, Rita deveria curvar-se à lei do silêncio. Deveria fechar os olhos, submeter-se como sua mãe e sua avó. Mas Rita não é como as outras. Sua vida é um desafio ao destino e possui a intensidade de um conto épico. Renegada e ameaçada pela região e mesmo por sua mãe, Rita é obrigada a abandonar a Sicília natal e exilar-se em Roma. O Procurador anti-máfia torna-se para ela uma figura paterna, a toma sob sua proteção e a apoia em seu percurso. Deverá fazê-la admitir perante si mesma e perante todos que seu pai e seu irmão não eram aquelas figuras positivas que ela acreditava. Em Roma, sob falsa identidade, encontra Lorenzo e nasce um amor. Descobre a feminilidade e a vontade de viver como uma adolescente despreocupada. Mas os eventos se precipitam. Recusando de ser a próxima da lista, Rita mais uma vez escolhe seu destino. Restam-lhe apenas 9 meses para vencer sua batalha.

3 de Outubro de 2009