Leocádia

2008

Leocádia

Filme baseado no livro do escritor e historiador guanambiense, Elisio Guimarães Cotrim. Habitada por uma gente humilde, trabalhadora e muito religiosa, Guanambi oferecia uma vida árdua no período da seca. Diante dessa situação, o Coronel José Pedro Dias Guimarães, um dos homens mais influentes do lugar e filho do fazendeiro Joaquim Dias Guimarães, comandou, em 1889, a construção de uma represa. A escravidão já havia sido abolida, pessoas de toda a região migraram para trabalhar na obra, a maioria era composta por escravos recém-libertos, mas havia exceções. Leocádia era uma delas. Ela era uma bela jovem de 16 anos e uma das poucas pessoas brancas que se dedicava a esse pesado trabalho. A história de Leocádia é cultural, sem dúvida, um marco na trajetória da história de Guanambi.

25 de Julho de 2008

Elenco de Leocádia