Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio

Nomes Alternativos: Leonardo Wilhelm DiCaprio

23407Número de Fãs

Nascimento: 11 de Novembro de 1974 (42 years)

Hollywood, Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

Leonardo Wilhelm DiCaprio é um famoso ator e produtor norte-americano, nascido no dia 11 de novembro de 1974 em Los Angeles (California). Os pais de DiCaprio se divorciaram ainda quando era bebê e cresceu também aos cuidados de sua avó por parte de mãe, a alemã Helen Idenbirkin. O sobrenome “DiCaprio” tem origem italiana por parte de pai.

DiCaprio fazia testes e participava de comerciais e seriados desde os cinco anos de idade, mas sua carreira como ator começou em 1990, quando estreou na TV na série Rebeldes Sem Causa (The Outsiders). Em 1991, DiCaprio conquistou seu primeiro trabalho no cinema, no filme “Criaturas 3” (Critters 3), história que misturava terror, comédia e ficção científica.

Em 1993, fez “O Despertar de um Homem” (This Boy's Life), interpretando um adolescente rebelde e a história do relacionamento com seu padrasto. Nesse longa, Leonardo DiCaprio tinha apenas 19 anos de idade e contracenou com grandes nomes do cinema, como: Robert DeNiro, Chris Cooper, entre outros. Ainda neste ano, o ator fez um difícil papel no filme “Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador” (What's Eating Gilbert Grape), interpretando um deficiente mental, ao lado de Johnny Depp. O ator foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante por este trabalho.

O ator foi dirigido, em 1995, por Sam Raimi (Evil Dead) no faroeste “Rápida e Mortal” (The Quick and the Dead), cujo elenco havia Sharon Stone, Gene Hackman e Russel Crowe. Também destacou-se por seu excelente trabalho no filme “Diário de um Adolescente” (The Basketball Diaries), longa adaptado de um livro de Jim Carrol. DiCaprio protagonizou “Eclipse de uma Paixão” (Total Eclipse), cujo enredo tratava do relacionamento homossexual proibido entre os poetas franceses Arthur Rimbaud (DiCaprio) e Paul Verlaine.

Outro grande destaque de Leonardo DiCaprio foi em 1996 quando estrelou “Romeu + Julieta” (Romeo + Juliet), uma adaptação contemporânea da história clássica de Shakespeare, dirigida por Baz Luhrmann. Em “As Filhas de Marvin” (Marvin's Room), o ator contou com um grande elenco, como: DeNiro, Meryl Streep e Diane Keaton.

Mas a fama mundial do ator viria no ano seguinte! Em 1997, Leonardo Dicaprio estrelou na pele de Jack Dawson o aclamado “Titanic” (Titanic), que recebeu 14 indicações ao Oscar (sendo que nenhuma delas foi diretamente para o ator).

Em 1998, DiCaprio deu vida ao Rei Luís XIV e seu irmão gêmeo Philippe no filme “O Homem da Máscara de Ferro” (The Man in the Iron Mask). Em seu próximo trabalho, interpretou um ator “problemático” na comédia “Celebridades” (Celebrity), dirigida por Woody Allen.
Aclamado em 2002, por seu trabalho em “Gangues de Nova York” (Gangs of New York), no qual interpretou um golpista. e deu início à parceria com o diretor Martin Scorsese. Assim como também foi elogiadíssimo em “Prenda-me Se For Capaz” (Catch Me If You Can), de Steven Spielberg.

Outros destaques do ator com Martin Scorsese: “O Aviador” (The Aviator), em 2004; “Os Infiltrados” (The Departed), em 2006; “Ilha do Medo” (Shutter Island), em 2010 e “O Lobo de Wall Street” (The Wolf of Wall Street), em 2013. E já cotado para os longas “The Audition” (2015) e “The Devil in the White City” (2016) do diretor.

No filme “A Origem” (Inception), de Christopher Nolan, Leonardo DiCaprio interpretou Dom Cobb, um habilidoso ladrão de subconscientes que aproveita a vulnerabilidade das pessoas enquanto sonham para entrar em suas mentes. Graças ao sucesso deste longa, DiCaprio e Marion Cotillard apareceram na oitava posição da lista da Forbes sobre os “Casais Mais Rentáveis de Hollywood em 2012”, sendo que eles foram o único casal da lista que não participou de uma franquia.

Ganhou, em 2016, o Oscar de melhor ator por ''O Regresso/The Revenant''.