3. > Lev Tolstoy

Título Lev Tolstoy (Original)
Ano produção 1985
1985 ( Mundial )

Filme que trata dos últimos anos da vida de Tolstói, não apenas um homem morrendo, e sim uma ideia de amor à humanidade.

O filme é dividido em duas partes: a primeira mostra Tolstói passando seu tempo com a família em Yasnaya Polyana, refletindo sobre seu passado. Na segunda parte Tolstói caminha para a doença e a morte. Há flashbacks e outros dispositivos para mostrar como a vida de Tolstói o trouxe para o estado de espírito em que se encontrava na época de sua morte.

Muito se fala de seus sentimentos de culpa sobre sua riqueza, e seu ponto de vista sobre as falhas da caridade e bondade mostradas por pessoas ricas que ganham a sua fortuna através da exploração dos trabalhadores. O próprio Tolstói surge como alguém que não é muito bom em se relacionar com outras pessoas.

Sergei Gerasimov não só dirigiu o filme, mas também atuou no papel de Tolstói, uma atuação marcante