A vida nos arbustos

2005

Life in the Undergrowth

David Attenborough volta às telas da BBC com uma nova série de documentários (Life in the Undergrowth) sobre o universo em miniatura dos invertebrados. Com câmaras de última geração, Attenborough leva os telespectadores ao mundo dos insetos. Para cada ser humano, existem 1,6 bilhão de invertebrados, e dependemos deles. Attenborough conta histórias como a do Limax flavus. O ritual de cruzamento dessa lesma termina quando fêmea e macho inflam enormes pênis azuis e depois põem ovos. A série analisa o voo dos Ephemeroptera na Hungria. Como larvas, passam dois anos se alimentando embaixo d'água até a hora da reprodução, quando levantam voo para se acasalar. Os documentários mostram imagens de cor e beleza, como as borboletas iridescentes, as teias de aranha multicoloridas e miriópodes de um vermelho vivo. A aranha marrom, a mais comum de todas, não faz teia. A fêmea é uma mãe cuidadosa que põe os ovoos numa cesta de seda, que ela carrega para onde for. A série mostra uma centopeia gigante que come morcegos, cujo método de ataque foi filmado pela primeira vez. Ela vive em cavernas na Venezuela e pode chegar a 33 centímetros. Um "verme de veludo" espirrando cola para prender sua presa. Segundo David Attenborough, a equipe conseguiu "câmeras minúsculas que foram colocadas na ponta

2005

Elenco de A vida nos arbustos